Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

Boldo do chile - Peumus boldus Molina


Parte Utilizada: Folhas

Forma de Utilização: Infusão 1 a 2 gramas (1 a 2 colher chá) em 150 mL (xícara chá)

Posologia: Utilizar 1 xícara chá 2 vezes ao dia

Via: Oral

Uso: Adulto

Indicações: Dispepsia (distúrbios da digestão) como cologogo e colerético

Efeitos Adversos: O uso pode diminuir a pressão arterial. Doses acima da recomendada e utilizadas por um período de tempo maior que o recomendado podem causar irritação gástrica.

Contra indicações: Não deve ser utilizado por pessoas com obstrução das vias biliares, doenças severas no fígado e nos casos de gravidez. Usar cuidadosamente em pessoas com doença hepática aguda ou severa, colecistite séptica, espasmos do intestino e íleo e câncer hepático.

Observações: Não exceder a dosagem recomendada.
As doses indicadas são para adultos.
As plantas medicinais não devem ser usadas em crianças menores de 3 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Nas crianças de 3 a 7 anos deve-se usar 25% das doses indicadas e em crianças entre 7 e 12 anos e em acima de 70 anos deve-se usar 50% das doses indicadas.
É importante ressaltar que o boldo do chile é uma planta importada, ou seja, não cresce em solo brasileiro. Muitas pessoas dizem que possuem em seus jardins esse boldo, mas não é verdade, o que ocorre de fato é uma confusão por existirem várias espécies de boldo, entre eles: o boldo do chile, boldo nacional (que também é descrito no blogg), boldão, boldo peludo ou boldo miúdo, boldinho.



FONTE: RDC-10 de 9 de março de 2010 apud GUPTA et al, 1995; MATOS, 1998; MATOS, 2000; PROPLAM, 2004; SIMÕES et al. 1998; WICHTL, 2003; MILLS & BONE, 2004; CARDOSO, 2009; LUZ NETTO, 1998.

Um comentário:

  1. nao sabia que existia tantos tipos diferentes de boldo e muito menos que o boldo do chile nao cresce no Brasil. Muito interessante!!

    ResponderExcluir