Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

Boldo nacional, falso boldo, boldo africano - Plectranthus barbatus Andrews




Parte Utilizada: Folhas

Forma de Utilização: Infusão 1-3 gramas (1-3 colher chá) em 150 mL (xícara chá)

Via: Oral

Uso: Adulto

Indicações: Dispepsia (distúrbios da digestão) e hipotensão (pressão baixa)

Efeitos Adversos: O uso pode diminuir a pressão arterial. Doses acima da recomendada e utilizadas por um período de tempo maior que o recomendado podem causar irritação gástrica.

Contra indicações: Não deve ser utilizadas em gestantes, lactantes, crianças, pessoas com hipertensão (pressão alta), hepatites e obstrução das vias biliares. Pessoas que fazem uso de medicamentos para o sistema nervoso central devem evitar o uso.

Observações: Não usar junto com metronidazol ou dissulfiram.
As doses indicadas são para adultos.
As plantas medicinais não devem ser usadas em crianças menores de 3 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Nas crianças de 3 a 7 anos deve-se usar 25% das doses indicadas e em crianças entre 7 e 12 anos e em acima de 70 anos deve-se usar 50% das doses indicadas.

FONTE: RDC-10 de 9 de março de 2010 apud BIESKI & MARI GEMMA, 2005; DINIZ et al., 2006; IEPA, 2005; MATOS, 1997a MATOS, 1997b MATOS, 2000; MELO-DINIZ et al., 1998; PROPLAM, 2004; SIMÕES et al. 1998.

3 comentários:

  1. Interessante, comprei este boldo como sendo do chile e plantei em minha chácara, só agora descubro que não nasce em solo brasileiro. Pelo menos sei que é uma planta medecinal. Abraço Cida.

    ResponderExcluir
  2. Boldo realmente melhora os sintomas da ressaca?

    ResponderExcluir
  3. Corien, agradecemos sua participação e estamos contente em ajudá-la a esclarecer suas dúvidas. Com relação a sua pergunts o boldo que possui propriedades terapêuticas comprovadas que auxiliam na melhora da má digestão é o boldo do chile. No entanto, existe sim essa mesma propriedades em alguns boldos que podem ser cultivados aqui no Brasil, ao contrário do boldo do chile, como o boldo peludo e o boldo falso. Agora respondendo a sua pergunta por melhorar a má digestão, ele melhora aquele sentimento de "estômago ruim" que temos após bebermos.

    ResponderExcluir