Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Formas para o preparo de chás

Decocção: preparação que consiste na ebulição da droga vegetal em água potável por tempo determinado. Método indicado para partes de drogas vegetais com consistência rígida, tais como cascas, raízes, rizomas, caules, sementes e folhas coriáceas.

Infusão: preparação que consiste em verter água fervente sobre a droga vegetal e, em seguida, tampar ou abafar o recipiente por um período de tempo determinado. Método indicado para partes de drogas vegetais de consistência menos rígida tais como folhas, flores, inflorescências e frutos, ou com substâncias ativas voláteis.

Maceração com água: preparação que consiste no contato da droga vegetal com água, à temperatura ambiente, por tempo determinado para cada droga vegetal disposta no anexo I dessa Resolução.

obs.:Esse método é indicado para drogas vegetais que possuam substâncias que se degradam com o aquecimento.

FONTE: RDC-10, DE 9 DE MARÇO DE 2010

4 comentários:

  1. O blog de vcs é muito bacana, bem instrutivo, cheio de informações úteis, aqui na minha casa tem algumas dessas plantas medicinais, e agora já sei para que servem. Espero que vcs mantenham o blog no ar por muito tempo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, achei muito interessante não sabia que tinha várias maneiras de se preparar um chá.Parabéns pela iniciativa o blog vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, achei muito interessante não sabia que tinha várias maneiras de se preparar um chá.Parabéns pela iniciativa o blog vai ajudar muita gente.
    Viviane Vervloet

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Blog de vocês, estão de parabéns.
    Dei uma olhada praticamente em todos os posts.
    continuem assim.

    ResponderExcluir