Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

Resposta sobre: o efeito terapêutico no uso da Cannabis sativa (maconha)

Sua aplicação terapêutica é um tema muito controverso pois, apesar das propriedades terapêuticas, o fumo crônico a maconha provoca alterações das células do trato respiratório e aumenta a incidência de câncer de pulmão entre os usuários e um dos outros efeitos associados ao longo tempo de exposição a ela é a dependência dos efeitos psicoativos com a cessação o uso.

Alguns exemplos das aplicações terapêuticas dos canabinóides são efeito analgésico, controle de espasmos em pacientes portadores de esclerose múltipla, tratamento de glaucoma, efeito broncodilatador, efeito anticonvulsivo. Sendo que a tratamento dessas doenças ocorre com o acompanhamento médico. Alguns efeitos colaterais podem acompanhar os efeitos terapêuticos citados acima, tais como, alterações na cognição e memória, euforia, depressão, efeito sedativo e outros.


Se quiser saber mais aprofundado sobre o assunto entre no link: http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n2/28452.pdf. O artigo é muito interessante.


FONTE: SILVA, Káthia Maria; SILVA, Albérico Borges Ferreira da; ARROIO, Agnaldo. Aspectos terapêuticos de compostos da planta Cannabis sativa.Química Nova. São Paulo,2006, Vol. 29, No. 2, pp. 318-325.

3 comentários:

  1. Muito bacana e super criativo!

    Hyolanda

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana debater este assunto... principalmente o esclarecimento das propriedades terapêuticas...

    ResponderExcluir
  3. Particularmente, como professor de farmacologia e toxicologia, acho a aplicação dos canabinóides desnecessária. Hoje existem no arsenal terapêutico diversos fármacos mais eficazes e com menor implicação ético-legal que a maconha.

    ResponderExcluir